A minha paixão pela cerâmica...
![]() |
Como gosto imenso de peças de Bordallo, para não falar do maravilhoso trabalho de recuperação de sua residência em Lisboa, encontrando-se este edificio em fase de vendas, mas isso é outro assunto e outro sonho...
Uso sempre uma peça para dar aquele toque numa mesa de natal, aniversário, etc, aqui na foto uma deliciosa tarde de leite condensado para terminar um lauto almoço de família, no último domingo de Páscoa.
Voltando ao que me trouxe aqui, no artigo abordei então esta faiança linda e com forte criatividade artística e decorativa, assim:
No legado de Raphael Bordallo Pinheiro observamos centenas de modelos cerâmicos de criatividade ímpar, inspirados em tradições locais, na fauna e na flora para uso decorativo. As personagens do quotidiano português foram modeladas com elevado sentido crítico e pertinência. Na azulejaria, observa-se a influência de várias épocas, correntes artísticas e culturas como o Naturalismo, o Renascimento, a Art Nouveau e o hispano-mourisco ou arte mudéjar.
Baseada na olaria caldense, a produção cerâmica é considerada de inegável qualidade artística, exuberante, criativa e de alto nível técnico, principalmente ao nível da modelação e dos vidrados, obtendo uma grande projeção e transformada num polo de atração nacional e internacional, imortalizando assim a cerâmica caldense.
Sendo o gato o seu animal preferido, Bordallo também se inspira em tantos outros como as andorinhas, insetos, peixes, batráquios, lagartos, mexilhões, sardinhas ou animais de caça. Traz para a cerâmica a crítica social e política, como o seu famoso Zé Povinho.
A sua peça decorativa mais conhecida é a “Jarra Beethoven” que ultrapassa os 2,60m de altura, tendo sido oferecida ao Presidente do Brasil, Campos Sales, e ainda hoje está no Museu das Belas Artes, no Rio de Janeiro. Bordallo nas suas palavras: "effectivamente é a obra mais completa que tenho feito. Se Deus até ao fim, posso apresental'a como objecto raro, pela difficuldade de execução" (30 de Agosto 1895). | |
O legado a Bordallo procura posicionar-se no mercado respeitando a sua história, preservando as técnicas centenárias de reprodução dos modelos, mas inovando e adaptando-se às tendências modernas, com produtos de cariz contemporâneo.
A Bordallo situa-se essencialmente em dois segmentos de mercado, o de louça decorativa e louça utilitária, com valorização pelo design e riqueza artística e cultural do produto à medida do seu cliente. Artistas, designers, decoradores de interiores, entidades públicas (câmaras municipais), são também um segmento em ascensão nos últimos anos. |




Comentários
Enviar um comentário